top of page
  • Foto do escritorAcirp Rio Preto

Plano de Ação: Shoppings

Nesta segunda-feira, 27 de abril, a Prefeitura de Rio Preto recebeu diretores da Acirp, Sincomércio e representantes de shoppings para uma reunião onde foi apresentado ao prefeito Edinho Araújo e aos secretários participantes, um plano de ação para a abertura dos estabelecimentos a partir do dia 11 de maio, com regras rígidas de acesso e distanciamento entre os frequentadores.


A Prefeitura se pronunciou, em nota, dizendo que “as propostas foram recebidas e serão analisadas. Porém, neste momento, a prefeitura depende das determinações do governo do estado para tomar novas medidas”.


Participaram da reunião o prefeito Edinho Araújo, o chefe de gabinete, Zeca Moreira, o procurador geral do município, Adilson Vedroni e os secretários, Aldenis Borim (saúde), Jorge Luis de Souza (Desenvolvimento Econômico), Angelo Bevilacqua (Fazenda) e Luís Roberto Thiesi (Administração).



POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL


“A Acirp foi procurada por representantes dos shoppings centers da cidade há alguns dias. No plano de flexibilização entregue ao Prefeito Edinho Araújo no dia 13 de abril, a entidade também incluiu tais estabelecimentos – com ressalvas, é claro – porém, todo o documento estava limitado às normas do Decreto Estadual, impostas pelo Governador João Dória, e os shoppings não puderam ser liberados naquele momento. Em encontro com os representantes, sugerimos, então, que os centros de compras se reunissem e levantassem sugestões de como fazer a abertura gradual, baseadas em decretos que estavam sendo executados em outras cidades – com as devidas ressalvas de funcionamento e atenção às questões técnicas da Secretaria de Saúde – para que eles pudessem propor ao Governo uma alternativa de quais seriam as restrições necessárias para a flexibilização acontecer, sem que houvesse problema com a curva de contágio da doença. Esse ofício foi apurado pela Acirp e concordamos em levar a proposta para o Prefeito Edinho – junto de outras entidades de classe e representantes dos centros de compras – entendendo que estamos sob o regimento de um Decreto Estadual, mas já para que a Prefeitura avalie as sugestões dadas pelos representantes para que, assim que for liberada a abertura gradual das demais atividades econômicas, os shoppings já estejam com a forma de atuação discutida e pronta para ser aplicada. A Acirp vai enviar o mesmo documento entregue ao prefeito Edinho, na manhã desta segunda-feira (27/4), também para o Governador João Dória – por meio do vice-governador Rodrigo Garcia – e para o presidente da Facesp, Alfredo Cotait; para que as informações ali contidas já alcancem a devida relevância na proposta de retomada das atividades econômicas do Estado de São Paulo, a partir de 10 de maio – ou antes. A Acirp acompanhará o assunto. Importante dizer que o segmento dos shoppings centers representa um total de 750 lojas, gera cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, e mais de 1 bilhão de reais de faturamento por ano. É por isso que nossa entidade apoia a volta responsável das atividades econômicas do município, sempre atenta à curva de contágio da doença e às questões da área da Saúde”, comentou Kelvin Kaiser, presidente da Acirp.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page